Deo Garcez e Nivia Helen apresentam “Luiz Gama – Uma voz pela liberdade”

Déo Garcez que atua e também é autor na peça e atriz Nívia Helen lançaram a peça teatral “Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade” para Universidades, Escolas, Teatros e Instituições em geral.
No espetáculo os atores contam a história de Luiz Gama, um dos maiores e mais ignorados abolicionistas do Brasil, ex escravo, reconhecido postumamente como advogado em 2015 pela OAB, o maior  advogado dos escravos e também a primeira voz negra da literatura brasileira. Após a peça os atores realizam um debate com alunos e professores.

A peça “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” relata a história de um advogado negro que viveu entre 1830 e 1882 e sofreu todas as mazelas de se nascer numa época em que a cor da pele era sinônimo de servidão. Luiz Gama seria apenas mais uma criança com a realidade marcada pela sociedade escravocrata. Mesmo tendo nascido livre, já que seu pai era branco e sua mãe uma escrava alforriada,Gama foi vendido como escravo, aos 10 anos, pelo próprio pai.

Mas desafiou o mundo e mudou seu destino. Aprendeu a ler e escrever e, depois, frequentou como ouvinte as aulas da Faculdade de Direito. Como advogado, mesmo sem ter o diploma, atuou em defesa dos negros, libertando mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. A peça é um manifesto sobre um homem que lutou bravamente contra o preconceito racial, a favor da dignidade humana e em especial pela libertação dos escravos no Brasil.

Vítima de exclusão histórica, Luiz Gama recebeu em 3 de novembro de 2015, após 133 anos de sua morte, o título de Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O roteiro convida o público a repensar a realidade histórica de nosso país e permite uma intrínseca reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos preconizados na herança de um passado desigual e opressor.

Deo Garcez e Nivia Helen - "Luiz Gama - Uma voz pela liberdade"
Deo Garcez e Nivia Helen – “Luiz Gama – Uma voz pela liberdade”Deo Garcez e Nivia Helen – “Luiz Gama – Uma voz pela liberdade”

Ficha Técnica

​​Texto: Deo Garcez

​Direção: Ricardo Torres
​Elenco: Déo Garcez e Nivia Helen
​Produção de Mário Seixas/MS Eventos
​Fotos de Jean Gusmão Yoshii​

Assessoria de imprensa: Alan de Jesus

Direção: Mário Seixas e Lovely Art Studio

Videomakers: Rafael Marques e Thiago Rodrigues
Edição: MS Events e Lovely Art Studio

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.