Como Clarice Lispector pode mudar sua vida

706

Quem é fã de Clarice Lispector não nega. Na maioria dos casos, é um aficionado por sua maestria com as palavras, pelo magnetismo inerente à sua escrita – Cazuza, por exemplo, leu “Água Viva” mais de cem vezes. Essa magia que ela desperta é transportada para a atualidade e para a vida prática por Simone Paulino em seu novo livro, “Como Clarice Lispector Pode Mudar Sua Vida”, lançamento da Buzz Editora.

A obra traz – de forma delicada, mas intensa – percepções pessoais de Simone acerca da ucraniana naturalizada brasileira, e sustenta que a literatura clariceana é capaz de transformar vidas. “Uma vez fisgados, não temos saída. Nos tornamos adoradores fervorosos da sua força criadora. Sucumbimos à poesia redentora daquilo que ela escreve, porque ler Clarice é sentir a vida pulsando, latejando sonora por todos os poros, é despertar do automatismo cotidiano e descobrir, com espanto, nossa vida interior”, afirma Simone.

Em pequenos capítulos, a autora explica de maneira didática, e sempre citando passagens dos contos e livros de Clarice, como é possível aprender (e muito) com as palavras que ela deixou de legado. No capítulo “Como seguir a si mesmo”, por exemplo, Simone afirma que “Clarice abre nossas feridas sim, mas, depois de estar em carne viva, ganhamos uma paz desconhecida”. Já no capítulo “Como transcender a realidade”, escreve que há no livro Água Viva um efeito terapêutico, um bálsamo para quem sofre de estafa de realidade”. Enquanto que, no inusitado “Como matar baratas”, ensina – metafórica e literalmente – como afastar de nossas vidas esses males.

“Como Clarice Lispector Pode Mudar Sua Vida” é uma obra pitoresca. Um livro que, para quem já leu Clarice, é uma dádiva; e nos que ainda não tiveram esse deleite, desperta automaticamente a vontade de lê-la – esta é a finalidade de Simone. “Reconciliar Clarice com seus leitores potenciais é um desafio imenso e contínuo, ao qual tenho me dedicado com uma quase fé”, resume. “Muitos dizem que seus livros são difíceis e incompreensíveis; por onde quer que eu ande, parece que tenho uma espécie de missão de defendê-la”, acrescenta.

Em suma, um livro essencial para quem deseja conhecer um pouco mais de uma das maiores escritoras de todos os tempos, mas, acima de tudo, para quem quer aplicar os estilhaços de ensinamentos dela e, assim, viver uma vida mais plena.

Serviço 
Preço: R$ 29,90
Selo: Buzz
Formato: 14x21cm
Páginas: 122

 

*Simone Paulino é jornalista, escritora, editora e mestre em Teoria e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Escreveu livros, como o infantil O sonho secreto de Alice e o gift book Minha Mãe, Meu Mundo, com mais de 400 mil exemplares vendidos. Desde 2015, colabora na realização da Primavera Literária Brasileira, promovida pelo Departamento de Estudos Lusófonos da Universidade de Sorbonne, em Paris.

loading...

você pode gostar também Mais do autor

Comentários