Fortaleça seu sistema imunológico através de uma boa alimentação

Sistema imunológico Thinkstock/VEJA/VEJA

Neste momento de pandemia que o mundo está vivendo, a melhor forma de se defender de ataques de vírus e bactérias, é fortalecendo o sistema imunológico. Mas como fazer isso naturalmente? Para que isso ocorra naturalmente, basta consumir alimentos ricos em vitaminas, nutrientes e proteína, que auxiliam o sistema imunológico a se fortalecer naturalmente. Um corpo com o sistema imune fortalecido tem a capacidade de enfrentar o ataque de doenças oportunistas. Entre elas gripes, virose e até mesmo o COVID-19, que tem se espalhado pelo mundo deixando as pessoas doentes e em muitos casos levando a óbito.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cuidar do sistema imunológico é fundamental para combater o Coronavírus. Ter um sistema imune forte, não impede o contágio, mas contribui no combate da doença causada pelo vírus.

Mas além de uma boa alimentação, existem outros cuidados fundamentais para que o corpo fique saudável como:

  • Sono, é precisa no mínimo 8 horas bem dormida, para que o organismo descanse, para os hormônios se equilibrem e mantenha o corpo saudável.
  •  Exercícios físicos, tem muitos benefícios para o corpo além de melhor a estética, libera a endorfina que é ótima para o sistema imunológico.
  •  Higiene pessoal, é muito importante para eliminar vírus, fungos e bactérias que entramos em contatos, lavar as mãos frequentemente evita que nosso corpo fique doente.

Quais são os alimentos que fortalece o sistema imunológico?

Estão presentes em alguns alimentos nutrientes que são essenciais para fortalecer o sistema imunológico do corpo são eles:

Vamos começar pelas frutas que contém a vitamina C, entre elas podemos citar a acerola, tangerina, laranja, mexerica, goiaba, kiwi, morango, mamão papaia e manga.

A vitamina C contribui para ações bioquímicas fundamentais do organismo. Fortalece o sistema imunológico, melhora a pele, humor, previne problemas nos olhos e atua como antioxidante, protegendo as células da ação oxidante causado por radicais livres. Vitamina C ajuda no processo de reparação do tecido corporal e auxilia na cicatrização de ferimento.

Os vegetais de cor verde-escuro como espinafre, rúcula, agrião, acelga, chicória, alface e outros estes vegetais, são ótimos para fortalecer o sistema imunológico. Além de possuir a vitamina C, são riquíssimos em vitamina A que tem ação antioxidante e atua diretamente no sistema imune do corpo. Ela está ligada na formação de bloqueio de defesa da mucosa e também na geração de células de defesa. Dando mais capacidade para o sistema imune a reconhecer agentes infecciosos e combatê-los.

Legumes e frutas de cores vibrantes

Os legumes e as frutas com cores vibrantes, contam com o caroteno, betacaroteno e licopeno estes são pigmentos naturais, responsável em dar a cor dos alimentos.

O betacaroteno após ser consumido, pode ser transformado em vitamina A e também atua como antioxidante. Licopeno também atua coma antioxidante, auxilia nos reparos e previne os danos provocado pelos radicais livres. Os radicais livres atuam nas células provocando seu envelhecimento precoce, além de provocar o descontrole celular. As células sobre ação dos radicais livres podem se multiplicar de maneiras desordenadas, dando origem para doenças como o câncer. Ter uma dieta rica em alimentos te tenham antioxidantes, evitam a proliferação dos radicais livres e protegem as células, as mantendo saudáveis.

Por isso, são perfeitos aliados do sistema imunológico do corpo, prevenindo contra-ataques de doenças oportunistas.

Sementes e oleaginosas

As oleaginosas mais conhecidas são a castanha-de-caju, castanha-do-Pará, amêndoas, avelãs e nozes. Já as sementes são chia, linhaça, gergelim, girassol e aboboras.

São alimentos ricos em vitamina E que um maravilhoso antioxidante, que importantes para as células mantendo elas protegidas dos radiais livres, e são muito saborosas. O gergelim, castanha-do-Pará e o girassol, contém uma grande quantidade de selênio é um mineral muito importante para o sistema imunológico. O selênio auxiliar na formação de enzimas que tem ação antioxidante e faz com que a vitamina E seja bem utilizado pelo organismo. Este mineral impede os radicais livres com isso retarda o envelhecimento e previne problemas cardiovasculares.

Os cereais e grãos integrais, quais são sua importância na imunidade?

O feijão com o arroz é muito consumido pelos brasileiros, e tem um ótimo sabor, é uma ótima fonte de zinco. O zinco é encontrado também em ervilhas, arroz integral, cevadinha, em muitos tipos de feijões, lentilhas e grão-de-bico. É um mineral com grande importância para o funcionamento do sistema imunológico, porque tem participação do desenvolvimento e a plenitude do sistema imunológico do corpo. O zinco é encontrado em produtos lácteos, castanhas, ovos e nas carnes bovinas, aves, suínas e peixes.

Quais os alimentos ricos em vitamina D?

A vitamina D é conhecida também como a vitamina do sol, ela também e ótima para o sistema imunológico ajuda a regular as células de defesa.  Para que você possa aproveitar a vitamina D do sol é necessário tomar sol no mínimo três vezes na semana. O horário de exposição deve ser antes das 10 da manhã e após as 16 horas, o tempo mínimo é de 15 minutos, exponha braços e pernas para melhorar a absorção. Durante esse tempo e horário de exposição não precisa utilizar o filtro solar.

Falando de alimentos a vitamina D e encontrada em peixes, cogumelos, em alguns tipos de leites e derivado, óleos de peixes e gemas de ovo.

Alimentos fermentados são importantes para o sistema imune?

Porque os iogurtes, leites fermentados e kefir tem um papel importante no sistema imunológico? Eles são importantes fontes de probióticos, são conhecidos como alimentos fermentados, mas afinal o que é probióticos?

Eles são microrganismos vivos segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS) quando consumido em uma quantia adequada, traz benefícios para quem o consome.

Entre vários benefícios confirmados que os probióticos traz quando consumido dois dele são para o sistema imunológico:

Os probióticos faz com que as bactérias benignas que estão presentes na flora intestinal aumentem. Com isso, favorece que o sistema imunológico tenha um ótimo funcionamento.

Ah! Não se esqueça de consumir bastante água, afinal somos formados por 70% de água! Seguindo essas dicas você terá um sistema imunológico muito mais resistente!

 

vistolivre

visto livre somos um novo portal da internet aonde aqui nosso site tiramos duvidas de produtos é serviços vendido na internet de outras empresas como suplementos é cursos online,se você tenha duvida de produtos nos envie sua duvida,que tiramos suas duvida mas rápido possível

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *