Como prevenir a queda de cabelo e fazer o cabelo crescer mais rapidamente

A queda e a falta de crescimento capilar podem ter problemas bem específicos, saiba neste post quais são as causas e o que fazer para resolver esse problema.

Em algumas épocas do ano como inverno e outono é comum que a queda de cabelo aumente, já que a raiz do cabelo recebe menos irrigação de sangue e consequentemente menos nutrientes e vitaminas. Mas esse problema deve melhor em épocas de calor, ou fator que pode contribuir muito para queda capilar são os procedimentos químicos e o uso excessivo de fontes de calor.

Ainda existem fatores da saúde que podem interferir na queda capilar, problemas hormonais, doenças como o câncer, entre outras.

Quais são os principais problemas que podem afetar a queda e o crescimento do cabelo?

Vamos falar sobre os principais problemas que podem afetar a queda dos cabelos e impedir que eles cresçam como você deseja.

O excesso de estresse

Não importa se o estresse é físico ou mental, o excesso pode aumentar a queda de cabelo, assim como impedir o crescimento. Quando você passa por uma situação de estresse excessivo, ela causa um rompimento no ciclo do crescimento capilar. Esse rompimento faz com que os fios caiam antes que deveriam, muitas vezes ele não é a causa primaria da queda capilar e sim secundária.

Para resolver esse problema é extremamente importante que você tente reduzir a carga excessiva de estresse. Procure fazer atividades que te dão prazer, praticar esportes, procurar um hobby, procure ter uma vida mais saudável e tente gerenciar o estresse.

Excesso ou falta de vitaminas

As vitaminas são essenciais para o nosso organismo, mas caso haja qualquer tipo de disfunção seja para mais ou para menos, podem ter consequências em nosso organismo.

O excesso de vitamina A e do complexo B, podem causar a queda capilar, e ocorre principalmente em pessoas que tomam suplementos vitamínicos de maneira constante. Assim como a falta do ferro, pode causar anemia e consequentemente a queda.

Para evitar o excesso de vitaminas evite tomar suplementação sem a orientação médica, caso você tome suplementos há muito tempo é recomendado parar e fazer uma consulta médica.

Se você tem uma alimentação ruim e desequilibrada o seu problema pode estar relacionado a falta das vitaminas ou do ferro. Neste caso é indicado realizar uma consulta médica para realização de exames para detectar quais vitaminas no seu organismo está abaixo da recomendação. E aí sim realizar a suplementação de acordo com as suas necessidades.

Queda de cabelo durante a gestação

Em mulheres que estão passando pela gestação é bem comum que ocorra a queda de cabelos, tanto durante a gestação como depois do parto. Isso porque, durante esse período o corpo da mulher passa por uma grande alteração hormonal. E o estresse que o corpo passa para poder realizar o parto, também pode alterar o ritmo do crescimento do cabelo.

Na gestação a queda está mais relacionada ao aumento do hormônio da progesterona, esse hormônio faz om que o cabelo fique mais fraco, quebradiço e ressecado. Nesse caso o mais importante é que a mulher não se estresse com o problema, já que isso passa um tempo depois do parto.

Alterações hormonais em homens e mulheres

Todos nós durante nossa vida passamos por períodos de alteração hormonal, as mulheres geralmente são mais acometidas por esse tipo de problema. As mulheres sofrem com alterações hormonais na gestação, na menopausa e se elas ingerem anticoncepcionais. Já os homens começam a ter esse tipo de problema após os 40 anos quando há a queda da testosterona.

Problemas do hormônio da tireoide, como o hipotireoidismo, também pode causar queda e impedir o crescimento, caso desconfiei de alterações na tireoide procure ajuda.

Se você está passando por uma dessas fases de alteração hormonal o mais indicado é buscar um médico especialista como um endocrinologista, ele poderá indicar o melhor tratamento.

Uso de medicamentos causa queda de cabelo?

Sim, alguns medicamentos podem causar queda e impedir o crescimento dos cabelos. Medicamentos depressivos, anticoagulantes, medicamentos para pressão alta, podem causar a queda.

Outros medicamentos como o metotrexato, o ibuprofeno e o lítio, podem ter essa reação adversa. O melhor é ser feito é conversar com o médico a respeito do sintoma e procurar opções para a troca do medicamento ou tratamento.

O que fazer para tratar a queda e fazer o cabelo crescer mais rapidamente?

Existem vários tipos de tratamentos medicamentosos e caseiros que você pode fazer para resolver o problema.

Primeiramente vamos às soluções medicamentosas

Use shampoos, condicionadores e loções especificas para queda, nesse tipo de produto já existem formulações que vão ajudar no tratamento.

A loção com Minoxidil 5% pode ser utilizada sem receita médica e pode ajudar bastante, aplique duas vezes ao dia diretamente no couro cabeludo e massageie.

Nas farmácias tem alguns suplementos vitamínicos específicos para queda de cabelo que também pode auxiliar na resolução do problema.

Ainda existem outras opções de tratamento com laser de baixa potência, carboxiterapia, implante e transplante capilar.

Alimentos e tratamentos caseiros para queda e crescimento capilar

Alguns alimentos podem ajudar a evitar a queda de cabelo e fazer com que ele cresça mais rápido, isso porque eles têm vitaminas especificas que melhorar a qualidade do fio do cabelo.

Alimentos que aceleram o crescimento do cabelo

Arroz, feijão e lentilhas tem proteínas, colágeno e ajudam na formação da queratina, fortalecendo o fio e evitando a queda;

A soja melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo;

O vinagre de maçã melhora a absorção das proteínas, ele pode ser ingerido ou aplicado diretamente no couro cabeludo e no fio;

Alecrim no couro cabeludo melhora a circulação, faça um chá e aplique após esfriar;

A ingestão de frutos-do-mar aumenta os níveis de magnésio essencial para fortalecer os fios;

Leite e seus derivados tem cálcio e evitam que o cabelo fique quebradiço e opaco.

Receita caseira contra a queda capilar

O famoso suco verde feito com meio pepino, meia cenoura, três folhas de alface e 300 ml de água, batidos no liquidificador fortalecem o fio e aumenta o crescimento.

Uma vitamina deita com iogurte natural, 3 colheres de aveia, meio mamão e 1 colher de ginseng em pó, batidos no liquidificador. Vai intensificar ainda mais o brilho e a maciez dos fios.

Para finalizar as dicas, use sempre que possível babosa e os óleos essenciais para ajudar a evitar a queda do cabelo e fazer com que eles cresçam ainda mais!

vistolivre

visto livre somos um novo portal da internet aonde aqui nosso site tiramos duvidas de produtos é serviços vendido na internet de outras empresas como suplementos é cursos online,se você tenha duvida de produtos nos envie sua duvida,que tiramos suas duvida mas rápido possível

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *