As máscaras de proteção, realmente protegem contra os vírus do Covid-19?

As máscaras de proteção sempre foram utilizadas para proteção de pacientes e médicos, mas agora com o risco do Covid-19, a população do uso cresceu ainda mais.

Em muitos países que já tem um risco maior de contaminação por vírus em que a poluição é muita alta como o Japão, o uso já é bem comum.

Mas em países como o Brasil, o uso das máscaras de proteção precisa ser ensinado e aderido à rotina da população.

Sim, as máscaras de proteção podem proteger contra o vírus do COVID-19, assim como outros vírus e bactérias. O uso das máscaras já foi observado em outras épocas de pandemia como a gripe espanhola.

Porque as máscaras de proteção evitam a contaminação dos vírus?

O uso das máscaras de proteção atua como uma barreira física de proteção, quando inspiramos e respiramos o tecido atua como uma espécie de filtro. Impedindo que o vírus entre em contato com nossa boca ou nariz.

O modelo mais comum de máscara de proteção utilizado é o N95 que são os modelos cirúrgicos, utilizados por médicos e profissionais de saúde.

Esse modelo de máscara deve ser descartado após o uso, diante da pandemia do COVID-19 um novo modelo de máscara foi adorado, as máscaras caseiras.

As máscaras caseiras têm a mesma proteção da N95?

Sim, desde que sejam feitas e utilizadas da maneira correta, por isso, vamos passar algumas informações sobre como utilizar, que material é mais seguro e como realizar a higienização das mesmas.

Dicas para o uso das máscaras de proteção de tecido caseira

Vale sempre lembrar que as máscaras de proteção são de uso individual, ou seja, não podem ser compartilhadas, cada pessoa deve ter a sua.

O tempo de uso de cada máscara será determinado de forma diferente, ao sentir que a máscara está úmida ela deve ser retirada. O tempo para isso acontecer leva em média umas três horas de uso consecutivo, mas pode variar.

Se a pessoa utiliza a máscara por um tempo maior, é necessário que ela tenha mais de uma máscara, para realizar a troca durante o dia.

É importante que os elásticos que seguram a máscara ao rosto estejam bem firmes, a máscara precisa estar esticada fechando as laterais. Nada de máscara frouxa com espaços nas laterais, ela precisa estar justa ao rosto.

Sempre tenha uma máscara reserva ao sair de casa, a máscara utilizada deve ser armazenada em um saco plástico até a higienização.

Qual é o melhor tecido para fabricação da máscara caseira?

Os tecidos mais recomendados são, o 100% algodão, o tricoline, o TNT, entre outros. Outro ponto fundamental para que a máscara exerça seu papel de proteção, ela precisa ter duas camadas de tecido, ou seja, ela precisa ser dupla face.

Elas precisam estar bem ajustadas ao rosto, nada de máscaras frouxas, elas precisam cobrir o nariz e a boca por completo, nada de espaços sobrando.

Como higienizar as máscaras caseiras?

O bom das máscaras caseiras é que elas podem ser higienizadas e reutilizadas, gerando uma economia. Para higienizá-las é bem simples! Elas devem ser lavadas separadamente de outros itens.

Basicamente deve se utilizar água, sabão e água sanitária. Primeiramente lave as máscaras com água e sabão, depois as coloque de molho por 30 minutos na seguinte solução. A água sanitária deve ter a seguinte porcentagem de cloro 2% ou 2,5%. Para cada litro de água, deve se utilizar 2 colheres de sopa de água sanitária.

Retire do molho e enxágue as máscaras, mas não torça, torcer o tecido da máscara pode afrouxar as fibras do tecido, tornando as máscaras ineficazes.

Depois de seco, se possível passe ambos os lados da máscara a ferro para garantir a completa higienização.

A validade das máscaras são cerca de 30 lavagens, após isso a fibra do tecido pode ficar comprometida e perder a eficácia da proteção. Depois de limpa coloque as máscaras em um saco plástico e feche bem, até o próximo uso.

Quem pode e quem não pode utilizar as máscaras de proteção?

O uso é indicado para a maioria das pessoas, mas existem alguns grupos de pessoas em que o uso das máscaras não é recomendado.

Crianças menores de 2 anos, devem evitar o uso de máscaras de proteção, isso porque, as crianças correm o risco de sufocamento. Profissionais de saúde devem usar o modelo N95 e não os modelos caseiros, quando estão no ambiente de trabalho.

A maneira certa de colocar e retirar as máscaras de proteção

Primeiramente higienize suas mãos, seja com álcool ou água e sabão. Antes de colocar a máscara no rosto faça uma vistoria visual, se tiver qualquer rasgo ou avaria na máscara não utilize. Evite usar maquiagem juntamente com a máscara.

Para colocar a máscara pegue pelo elástico e coloque o elástico atrás da orelha, faça o ajuste da máscara para cobrir por completo boca e nariz. Evite ficar tocando a parte frontal da máscara durante o uso.

Quais são os melhores modelos de máscaras de proteção?

Um Instituto Americano o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional o NIOSHI, listou as máscaras com filtros que mais oferecem proteção contra qualquer tipo de vírus.

Todas filtram de 95% a 99,97% das partículas transportadas pelo ar, as diferenças são a resistência ao contato com o óleo.

  •   Os modelos N95, N99 e N100, filtram 95%, 99% e 99,97% das partículas, mas não são tão resistentes ao óleo.
  •  Já os modelos R95, R99 e R100 tem o poder de filtragem de 95%, 99% e 99,97%, com média resistência ao óleo.
  • Modelos P95, P99 e P100 segue a mesmo padrão de filtragem, porém são muito mais resistentes ao óleo.
  •  Os respiradores PAPR com HE ou High Efficiency Particulate Air, tem a filtragem entre 99,97% a 100%, o uso é destinado apenas aos profissionais de saúde. Ele é um equipamento alimentado por baterias, que realiza a purificação do ar recebido, é mais utilizado em caso de contaminação por agentes químicos, radiativos e biológicos. No caso do Covid-19 ele não é recomendado.

vistolivre

visto livre somos um novo portal da internet aonde aqui nosso site tiramos duvidas de produtos é serviços vendido na internet de outras empresas como suplementos é cursos online,se você tenha duvida de produtos nos envie sua duvida,que tiramos suas duvida mas rápido possível

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *