Ben Affleck em cena de Argos

A Warner Bros. Pictures apresenta Argo, suspense dramático baseado em fatos reais que acompanha uma operação secreta de vida ou morte para resgatar seis americanos, ocorrida nos bastidores da crise no Irã, em 1979. O vencedor do Oscar® Ben Affleck (Atração Perigosa) dirige e estrela o filme, que tem estreia prevista para 9 de novembro no Brasil.

A história de Argo se passa em novembro de 1979, quando a revolução iraniana atinge seu ápice e militantes surpreendem a embaixada dos EUA em Teerã, fazendo mais de 50 reféns americanos. Mas, no meio do caos, seis americanos conseguem escapar e encontrar refúgio na casa do embaixador canadense.

O título do filme, Argo, é inspirado no plano de resgate dos americanos refugiados. Sabendo que era apenas uma questão de tempo até os seis serem encontrados e provavelmente mortos, Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em fugas da CIA, sugere um plano arriscado para retirá-los do país em segurança. Um plano tão incrível que só poderia acontecer nos filmes.

A única alternativa para tentar resgatar os americanos refugiados na casa do embaixador canadense é simular uma produção de ficção cientifica, em uma “parceria” entre a CIA e Hollywood. O título da obra fictícia é Argo, as locações escolhidas estão no Irã, a imprensa especializada em cinema divulga a nova produção e o plano de resgate tem início.

Argo também tem no elenco o vencedor do Oscar® Alan Arkin (“Pequena Miss Sunshine”), Bryan Cranston (da série de TV “Breaking Bad”) e John Goodman (“You Don’t Know Jack”). O elenco principal também inclui Kerry Bishé, Kyle Chandler, Rory Cochrane, Christopher Denham, Tate Donovan, Clea DuVall, Victor Garber, Zeljko Ivanek, Richard Kind, Scoot McNairy, Chris Messina, Michael Parks e Taylor Schilling.

Affleck dirige o filme a partir do roteiro de Chris Terrio, com base em uma seleção de capítulos de Master in Disguise, livro de Antonio Mendez, o verdadeiro oficial da CIA interpretado por Affleck no longa. A produção está a cargo do vencedor do Oscar® George Clooney (“Syriana – A Indústria do Petróleo”) e do indicado ao Oscar® Grant Heslov (“Boa Noite e Boa Sorte”). David Klawans, Chris Brigham, Graham King, Tim Headington, Chay Carter e Nina Wolarsky são os produtores executivos.

Nos bastidores estão o diretor de fotografia indicado ao Oscar® Rodrigo Prieto (“O Segredo de Brokeback Mountain”), o designer de produção Sharon Seymour (“Atração Perigosa”), o editor indicado ao Oscar® William Goldenberg (“Seabiscuit – Alma de Herói”, “O Informante”) e a figurinista indicada ao Oscar® Jacqueline West (“A Rede Social”, “O Curioso Caso de Benjamin Button”).

Com previsão de estreia em 9 de novembro de 2012, Argo é uma apresentação da Warner Bros. Pictures, em associação com GK Films, uma produção Smoke House Pictures e será distribuído mundialmente pela Warner Bros. Pictures, uma empresa do grupo Warner Bros. Entertainment.

Comentários