Bruno Gagliasso e Igor Bonatto – Foto: Divulgação

Acontece este mês, o lançamento do novo filme de Igor Bonatto, DES, que traz Bruno Gagliasso e grande elenco. Aos 20 anos, Igor lançará seu sétimo curta-metragem que foi gravado no começo do ano.

Curitibano apaixonado, Igor Bonatto ingressou com apenas 16 anos na faculdade no Canadá Vancouver Film School.

O curta revela o íntimo universo de duas modelos, Laura (Camila Finn) e Maria (Laura Neiva), as quais evidenciam a dicotomia controversa do mundo da moda: glamour, fama, luxo contrapondo-se à solidão, depressão e feiura. O curta sobre moda terá sua pré-estreia em julho deste ano, e terá sua estreia no Festival de Veneza ou no Festival de Locarmo (Suíça), em agosto ou setembro deste ano. O elenco do filme traz grandes nomes como Bruno Gagliasso, Laura Neiva, Camila Finn e Rodrigo Capella. Por trás das câmeras o produtor de Lixo Extraordinário, Hank Levine, designer de figurino foi o Alexandre Herchcovitch e a colaboração na edição teve o Daniel Rezende.

O curta-metragem que foi gravado no começo deste ano, está na fase de finalização do projeto, segundo Igor Bonatto, DES. ficou por volta de 25 minutos “O filme ficou com 25 minutos, além da finalização, foi o principal motivo que ficamos fora do Festival de Cannes” comenta o diretor. Mas o curta já está em negociação com o Festival de Veneza, mas provavelmente, terá sua estreia no terceiro festival mais antigo do mundo, o Festival de Locarno “Estou em negociação com Veneza e Locarno, mas também estamos com problemas da duração do curta com o festival italiano, já o suíço, o terceiro festival de filmes mais antigo do mundo, mostrou muito interesse no DES.” finaliza Igor. A pré-estreia do curta está marcada para julho, no auditório do Senac.

O curta que revela o íntimo universo de duas modelos, Laura (Camila Finn) e Maria (Laura Neiva), as quais evidenciam a dicotomia controversa do mundo da moda: glamour, fama, luxo contrapondo-se à solidão, depressão, feiúra. Igor Bonatto define sua obra como um retrato impressionista da indústria da moda e de duas modelos com os mais intensos sentimentos: “Uma história profundamente humana e de contrastes, que oferece uma oportunidade inédita para questionar as eternas aflições e angústias do ser humano. ‘Modelo não vive em um mundo de fantasia, vive na mesma realidade que todos”.

DES mostra o universo da moda por outro olhar

“Aquelas que para muitos são as mulheres mais belas do mundo, para outros, essa beleza não passa de um molde, um cabide andante ou um manequim com vida que melhor representa uma linha de roupa. Ou melhor, que carrega a roupa sem que o público note que há um ser humano debaixo dela. A maior prova disso é que, dificilmente, as modelos, seja uma new face, uma supermodel ou uma g-size, irá desfilar exibindo sua beleza natural. A cada desfile, cada campanha, cada editorial, elas vestem uma máscara e uma armadura— a maquiagem e as roupas— tornando-as irreconhecíveis, andróginas, sem expressão e sem identidade”. Conclui Bonatto.

DES. apresenta uma prestigiosa equipe na cena cinematográfica mundial. Antonio Pinto, considerado o maior compositor brasileiro de trilhas sonoras, vencedor do prêmio ASCAP e indicado ao Globo de Ouro pelo longa Amor nos Tempos do Cólera,  é o responsável pela sonoridade. A edição é de Daniel Rezende, indicado ao Oscar por Cidade de Deus e com uma vasta lista de filmes editados como Diários de Motocicleta, Água Negra, Tropa de Elite 1 e 2.

A produção do curta-metragem fica a cargo de Hank Levine, cujos filmes produzidos: Cidade de Deus e o documentário Lixo Extraordinário concorreram ao Oscar. Levine também foi premiado em influentes festivais de cinema como o Berlinale e Sundance, ambos pelo documentário. O produtor é convicto ao apostar no talento de Igor Bonatto:

“Um grande filme é feito por um grande diretor com um grande roteiro; dessa forma, como produtor, preciso encontrar um grande talento e reconhecê-lo quando aparecer. Descobrimos talentos através de seus projetos passados e, quando eles são jovens e promissores, precisamos confiar em nossa intuição e analisar o projeto proposto, como foi o caso com o Igor, em que logo percebi estar com um talento único e um projeto muito especial. Em mais de 20 anos de experiência trabalhando na indústria internacional de cinema, eu cruzei com tamanho talento apenas duas vezes; a segunda, com o Igor que, seguramente, terá uma longa carreira no Brasil e no mundo.” Diz Levine.

Há destaque, também, a Alexandre Herchcovitch, ícone da moda dentro e fora do país, responsável pelo design de figurino do curta. “DES. é uma história sem exageros, emocionante e real”. Enfatiza o estilista. Para Igor Bonatto, “A indústria da moda está muito a frente da indústria cinematográfica no Brasil. Esta é uma oportunidade inédita para unirmos forças e realizar um filme ambicioso e inusitado. Felizmente, esta união se firmou desde a concepção do projeto.”

 

A grandiosidade da produção e complexidade do roteiro, o qual vem sendo rescrito há 1 ano, revelam a vocação de Igor Bonatto a grandes desafios. O jovem cineasta encara a indústria cinematográfica com a mesma ousadia e autoridade de “gente grande”.

 

Sobre Igor Bonatto:

Igor nasceu em Curitiba e aos 7 anos de idade foi morar com a família em Paris – onde se apaixonou por literatura, artes finas e cinema. Desde então estudou as artes como pode até que, aos 16 anos de idade, ingressou no Ensino Superior. Morou em Toronto e Vancouver por 3 anos, onde se formou em artes pela Ontario College of Art and Design e cinema pela Vancouver Film School.

Com 20 anos de idade, Igor já fez 6 curta-metragens, com foco em direção e roteirização. Seu documentário The Paladin (2009) foi indicado ao Impact Awards. Sua dedicação e criatividade lhe renderam um diploma com grandes honras. Igor já escreveu mais de 15 curta-metragens (sendo alguns produzidos) e 5 longas em inglês e português.

 

Ficha Técnica:

Equipe

Igor Bonatto – roteirista e diretor

Hank Levine – produtor

Ching C Wang – Diretor de Fotografia

Carol Dantas – Produtora

Alexandre Herchcovitch – designer de figurino

Antonio Pinto – compositor

Daniel Rezende – Contribuição

Daniel Grinspum – Editor

Viktor I – hair stylist

Nara Sakare – Produtora de elenco

Elenco

Bruno Gagliasso – papel de Klaus

Camila Finn – papel de Laura

Laura Neiva – papel de Maria

Rodrigo Capella – papel de Ric

Ana Paula Junqueira

Um Filme de: Igor Bonatto

Informações:

Ano de produção: 2010—2011

Duração estimada: 15 min — 20 min

Orçamento aproximado: R$450,000

Contato produção: info@desmovie.com

Site oficial: www.desmovie.com

Comentários