Cena de Um Método Perigoso
Cena de Um Método Perigoso

Às vésperas da 1ª Guerra Mundial, Zurique e Viena são o cenário para uma sombria história de descoberta sexual e intelectual. Baseada em fatos reais, Um Método Perigoso tem um vislumbre das relações turbulentas entre um psiquiatra novato, Carl Jung, o mentor dele, Sigmund Freud, e Sabina Spielrein, a problemática  mulher, porém jovem e bela, que se interpõe entre eles. Nessa mistura, entra Otto Gross, um paciente pervertido que está determinado a ultrapassar os limites. 

É nessa exploração de sensualidade, ambição e mentiras que se define o cenário para o momento central, quando Jung, Freud e Sabina unem-se e separam-se, alterando para sempre a cara do pensamento moderno.

Um Método Perigoso foi dirigido por David Cronenberg (Senhores do Crime [Eastern Promises], Marcas da Violência [A History of Violence], Crash – Estranhos Prazeres [Crash]), a partir do roteiro do vencedor do Oscar Christopher Hampton (Desejo e Reparação [Atonement], Ligações Perigosas [Dangerous Liaisons]), que adaptou a própria peça  The Talking Cure para a tela.

Cena de Um Método Perigoso
Cena de Um Método Perigoso

A indicada ao Oscar Keira Knightley (Não Me Abandone Jamais [Never Let Me Go], Desejo e Reparação [Atonement], Orgulho e Preconceito [Pride and Prejudice]) interpreta Sabina Spielrein, ao lado da estrela em rápida ascensão Michael Fassbender (Bastardos Inglórios [Inglourious Basterds], Fish Tank,  Fome  de Viver [Hunger]  e  o Jane Eyre,  X-Men: Primeira Classe [X-Men:FirstClass] e Prometheus), como Carl Jung, tendo o indicado ao Oscar Viggo Mortensen ([Eastern Promises, Marcas da Violência [A History of Violence], a trilogia Senhor dos Anéis [Lord of the Rings trilogy]) como Sigmund Freud. Vincent Cassel (Cisne Negro [Black Swan], Inimigo Público Nº 1 – Instinto de Morte [Mesrine]) interpreta Otto Gross,  e  a estreante Sarah Gadon interpreta Emma, a esposa de Jung.

 

Um Método Perigoso reúne Cronenberg com Jeremy Thomas, o produtor ganhador do Oscar, dando sequência à parceria deles em  Crash  – Estranhos Prazeres  e  Almoço Nu [Naked Lunch]. O filme também une a equipe de criação de Cronenberg com quem ele tem um longo histórico de colaboração em títulos como Marcas da Violência, Senhores do Crime e eXistenZ. Isso inclui o compositor, ganhador de três Oscar, Howard Shore  (trilogia O Senhor dos Anéis), o diretor de fotografia Peter Suschitzky (Guerra nas Estrelas: O Império Contra-ataca [Star Wars: Episode V), o diretor de arte James McAteer, a figurinista Denise Cronenberg  (O Incrível Hulk [The Incredible Hulk]), o ganhador do Oscar de maquiagem Stephan Dupuis (A Mosca [The Fly]) e o editor Ronald Sanders (Coraline e o Mundo Secreto [Coraline]).

Um Método Perigoso é  uma coprodução entre a Recorded Picture Company de Londres, a Lago Film de Berlim e a Prospero Pictures de Toronto, em associação com Millbrook Pictures de Zurique.

Comentários