Ingressos já podem ser trocados por dois quilos de alimentos
Ingressos já podem ser trocados por dois quilos de alimentos

Brasília, 20.03.2012 – De 26 a 29 de março Brasília será novamente sede do II Festival do Cinema Transcendental. Sucesso de público em 2011, nesta segunda edição, o evento será aberto com a pré-estreia do Filme “Área Q”. O longa-metragem, uma co-produção Estados Unidos/Brasil, é um suspense transcendental de ficção científica com uma abordagem espiritualista. Sua estreia em circuito comercial está marcada para o dia 13 de abril. Completam a programação do II Festival, o longa de produção sueca, “O Moinho e a Cruz”, o documentário “Cartas Psicografadas por Chico Xavier” e o longa inédito “E a vida Continua…”, baseado no livro homônimo de Chico Xavier, dirigido por Paulo Figueiredo.

O Festival de Cinema Transcendental é uma iniciativa da ONG Estação da Luz, – co-produtora e produtora dos filmes “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” e “As Mães de Chico Xavier”.

O evento abre espaço para a exibição de trabalhos sobre o gênero transcendental. “O objetivo é a promoção de filmes e vídeos que remetem à espiritualidade, aos fatos que a ciência não pode explicar, e a busca da religiosidade em cada um”, explica Lucas de Pádua, coordenador do evento.

Mostra Competitiva de curtas

O público brasiliense também poderá apreciar o trabalho de diretores de todo o país durante a Mostra Competitiva de Curta-metragem. Os vencedores do concurso serão premiados com o TROFÉU LUZ no dia 29 de março de 2011, em Brasília, onde serão eleitos os ganhadores de Melhor Curta do Festival e Melhor Direção, além da escolha do público do Melhor Curta do Júri Popular.

Serviço
1º Festival de Cinema Transcendental
Brasília (DF) – De 26 a 29 de março no Teatro Nacional – Sala Martins Pena
Ingresso: 2kg de alimento não perecível

Mais informações
Estação da Luz – (85) 3260-5140
Frisson Comunicação: (61) 3964-8104
Site: www.cinematranscendental.com.br
Twitter: @ctranscendental

Fontes para Entrevistas
Lucas de Pádua – Coordenador do Festival
Luís Eduardo Girão – Diretor da Estação da Luz
Fernando Lôbo – Produtor da Estação da Luz

Programação

Brasília: 26 a 29 de março, Sala Martins Pena – Teatro Nacional

Classificação indicativa dos filmes: Livre

Dia 26

19h – Abertura do Festival / Apresentação artística – Flávio Fonseca, renomado artista brasileiro (maestro, compositor, arranjador, cantor, instrumentista e produtor)

19h30 – Pré-estreia “Área Q”

SINOPSE: Thomas Matthews, jornalista estadunidense investigativo respeitado pela coragem na busca da verdade e em crise desde o desaparecimento de seu filho, Peter, é enviado por seu editor para investigar a veracidade do aparecimento de OVNIS e de contatos extraterrestres de primeiro, segundo e terceiro graus em Quixeramobim e Quixadá, duas cidades do interior do Ceará – a área Q. Seu contato com um fazendeiro, João Batista, sabedor de tudo sobre os fenômenos em atividade, irá colocá-lo frente a revelações que ele jamais esperava saber e que abalam por completo o seu ceticismo.

O FILME: Rodado em locações em Fortaleza, Quixadá e Quixeramobim e também em Los Angeles, se originou de histórias de avistamentos, abduções e encontros de pessoas com discos voadores no sertão cearense. O enredo une a ficção científica com elementos espiritualistas tratando da mudanças que são aguardadas nos tempos atuais.

Ficha Técnica: ÁREA Q. Brasil, 2012. Direção: Gerson Sanginitto. Roteiro: Sanginitto e Júlia Câmara. Fotografia: Carina Sanginitto. Dir. de Arte: Fábio Vasconcelos. Montagem: Helgi Thor e David Davidson. Trilha Sonora: Perry La Marca. Elenco: Isaiah Washington (Thomas Matthews), Murilo Rosa (João Batista), Tania Khalill (Valquíria), Ricardo Conti (Eliosvaldo), Leuda Bandeira (D. Lourdes), Adriana Borba (Judith jovem), Hiramisa Serra (Judith), Karla Karenina (Dra. Luiza), Sol Moufer (Maria das Graças), Rodger Rogério (Josias), Maria Fernanda Mota (Mulher), Daniel Porpino (Seu Raimundo). Produção: Carina Sanginitto, Halder Gomes, Isaiah Washington, Ric Halpern, Luis Eduardo Girão e Luciano Duarte.112 minutos.

Dia 27

19h – Mostra de Curtas

20h – O Moinho e a Cruz

SINOPSE: Flandres (hoje Bélgica), século 17, época da ocupação espanhola. Enquanto constrói o quadro A Procissão Para o Calvário, o artista Pieter Bruegel, o Velho, vai se inspirando em personagens e fatos históricos para compor a sua obra. Judas, um fazendeiro, um burguês se tornam vivos na pintura, assim como uma amiga serve de inspiração para a Virgem Maria. No quadro ele vai expressando as dores, os tormentos, os confrontos religiosos e os fatos que marcaram a vida humana na Idade Média.

O FILME: Drama histórico filmado em locações fantásticas na Polônia, Áustria e Nova Zelândia, tendo, sempre, como pano de fundo um gigantesco quadro de Pieter Brugel pintado a mão. Quadro e filme retratam a arte flamenga do século 16.

Ficha Técnica:O MYLOS KAI O STRAVROS/The Mill and the Cross. Polônia, 2011. Diretor: LechMajewski. Roteiro: Majewski, Michael Francis Gibson. Fotografia: Majewski e Adam Sikora. Montagem: Eliot Sem e Norbert Rudzik. Música: Majewski e Josef Skrzek. Elenco: Rutger Hauer (Pieter Bruegel), Charlotte Rampling (Mary), Michael York (Nicolaes Jonghelinck), Joanna Litwin (MarijkenBruegel), Dorota Lis (Saskia Jonghelinck), Oskar Juliczka (Músico) e Marian Makula (Miller). Produção: Lech Majewski/Freddy Olsson/Dorota Roszkowska. Lume Filmes. 92 minutos.

Dia 28

19h –Mostra de Curtas

20h – Cartas Psicografadas por Chico Xavier

SINOPSE: As dores das perdas de entes queridos e uma busca de um sentido para o fim da existência. Os dramas vividos por mães e pais que perderam filhos, irmãos, maridos e familiares e recorreram ao médium Chico Xavier como forma de alento e conforto à dor e receberam uma explicação espiritual para a morte através de cartas psicografadas, as quais estabeleceram os elos da verdade da vida após a morte. Um sentido para a passagem da vida.

O FILME: Documentário de longa-metragem baseado em depoimentos de dezenas de pessoas que procuraram o médium e dele receberam, através de cartas, contato com os seus entes amados. Os depoimentos foram registrados em São Paulo, em 2007.

Ficha Técnica: AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER. Brasil, 2010. Direção/Roteiro: Cristina Grumbach. Elenco: Yolanda César, Nyssia Leão de Oliveira, Sonia Muszkat, David Muszkat, Marlene Saragoça, Theresa de Toledo Santos, Edinah Lodi, Armando Lodi e Piedade da Silva Chapela. Produção: Ciclorama Filmes/Crises Produtivas. 85 minutos.

Dia 29

19h – Apresentação artística – Alexandre Paredes, cantor e compositor de Brasília. Também compõe música popular brasileira e instrumental.

19h30 – E a Vida Continua…

SINOPSE: Ernesto, 50 anos, sobrevivente de uma tragédia pessoal, conhece, em circunstâncias dramáticas, Evelina, uma mulher com a metade de sua idade. Amargurado e vivendo como se fosse um fugitivo de si mesmo e escondendo sempre o sorriso, ele se encanta pela mulher. Mas ela leva, também, uma vida conturbada e, sofrendo com o marido infiel acha que não tem mais nenhuma razão para viver. Apoiando-se mutuamente e entre a vida e a morte eles têm de enfrentar uma nova prova na existência.

O FILME: Transposição do livro E A Vida Continua…, do espírito André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier.

Ficha Técnica: E A VIDA CONTINUA… Brasil, 2012. Direção: Paulo Figueiredo. Roteiro: Paulo Figueiredo, baseado no livro E a Vida Continua…, do espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Fotografia: Tony Ciambra. Elenco: Amanda Costa (Evelina Serpa), Lima Duarte (Instrutor Ribas), Ana Rosa (Lucinda), Luiz Carlos de Moraes (Instrutor Cláudio), Rui Rezende (Desidério dos Santos), Luiz Carlos Félix (Caio Serpa), Ana Lúcia Torres (Brígida), Cláudia Mello (Alzira), Arlete Montenegro (Sra. Tamburini), Rosana Penna (Elisa), Ronaldo Oliva (Túlio Mancini), Samantha Caracante (Vera Celina) e Guilherme Santana, Lucienne Cunha, Marco Antonelli e Débora Muniz como, personagens do Umbral. Produção: Oceano Vieira de Melo/Sonia Marsaiolli de Melo/Paulo Figueiredo/Versátil Digital Filmes/Ver Ouvir Produções. 100 minutos.

Ingressos
Os ingressos do festival devem ser trocados de dois quilos de alimento não perecível, nos postos de troca: LBV, FEDF, Comunhão Espírita.

FEDF
Sede Sudoeste: QMSW 05 Lote 05 – Sudoeste
Fone / Fax: 3344 8237

LBV
SGAS 915, lote 74 — Asa Sul

Comunhão Espírita
Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27
CLN 107 Bl. D Loja 13 – Asa Norte

A programação da segunda edição do Festival de Cinema Transcendental já está disponível no site do evento www.cinematranscendental.com.br.

Comentários