A modelo Raquel Zimmermann está no documentário

TOP MODELS – um conto de fadas brasileiro nasceu nas comemorações de dez anos do SPFW, em 2005. Neste ano, as principais modelos brasileiras foram clicadas por Bob Wolfenson para um calendário especial do evento. Paulo Borges, idealizador do projeto, percebeu que as histórias delas se entrelaçavam com a do SPFW e começou a pensar na concepção de um documentário que retratasse a trajetória dessas modelos.

O documentário traz depoimentos, mostra a vida das tops em vários momentos e relata os problemas e dificuldades para se atingir o sucesso. A direção é de Richard Luiz, um dos mais respeitados cineastas e documentaristas de moda do país, e conta com a produção da Luminosidade e da Protótipo Filme.

A atriz Alice Braga faz a narração, com um misto de realidade e ficção, no papel de uma jornalista interessada em desvendar o mistério que faz as modelos parecerem tão extraordinárias.

Durante os ensaios fotográficos foram feitas entrevistas especiais com as tops. A partir das declarações, o diretor foi buscar nos arquivos do SPFW e em seu próprio acervo, imagens que representam a história profissional dessas mulheres: início da carreira, a mudança para São Paulo, suas primeiras experiências no exterior e a consagração internacional, que elevou grande parte delas à posição de divas que ditam padrões de beleza e comportamento para pessoas de todo o planeta.

De Shirley Mallman à Gisele Bündchen e as atuais tops como Carol Trentini, Isabelli Fontana e Raquel Zimmerman, os depoimentos falam sobre a história de cada uma, de como elas se destacaram no SPFW, palco principal de estreia de todas. O filme mostra campanhas importantes no Brasil e no exterior, os principais desfiles e os estilistas e fotógrafos que impulsionaram suas carreiras, com imagens de até 14 anos atrás. Fernanda Tavares, Adriana Lima e Carol Ribeiro também falam de suas histórias dentro da moda e dos sacrifícios que fizeram para chegar ao topo, além da preocupação com o futuro.

TOP MODELS – um conto de fadas brasileiro vem repleto de imagens de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Tóquio, Londres e Milão, onde ocorrem os desfiles das principais semanas de moda e editoriais históricos para a moda brasileira. Informações importantes sobre a carreira de cada uma dessas tops, a busca das “new faces” pelo glamour e o poder que cerca a vida das que se transformaram nas mulheres mais influentes e cobiçadas do planeta.

Assista ao Trailer

 

O Diretor Richard Luiz

Richard Luiz é considerado um dos mais respeitados diretores e cinematografistas de moda do Brasil. Há 12 anos sua empresa, a Protótipo Filme, é responsável por documentar todos os desfiles e desenvolver o material audiovisual da São Paulo Fashion Week. Há três anos Richard também documenta o Fashion Rio, além de criar filmes publicitários para grandes empresas e dirigir videoclipes de diversos artistas. Como diretor, realizou uma serie de documentários de moda para a DIRECTV, que foi exibida em toda a América latina. Seu primeiro longa, Olhares Do Brasil, estreou em 2006. Na televisão, Richard dirigiu os documentários Alma Carioca (exibido no GNT em janeiro de 2011), SPFW 15 anos (três episódios sobre o evento que serão ex ibidos em junho de 2011, no GNT) e Bethy Lagardere (exibido no GNT em 2010).

TOP MODELS – um conto de fadas brasileiro
Brasil, 2009, 90 min
Um projeto de Paulo Borges
Direção: Richard Luiz

Sinopse: O filme reúne depoimentos e a trajetória das vinte e quatro top models que mais se destacaram nas passarelas do São Paulo Fashion Week e nos desfiles de Paris, Londres, Milão e NY, além das milionárias campanhas de publicidade.

Narração: Alice Braga
Elenco Principal
Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Ana Beatriz Barros, Ana Claudia Michels, Cíntia Dicker, Camila Finn, Caroline Ribeiro, Carol Trentini, Fernanda Tavares, Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Jeisa Chiminazzo, Letícia Birkheuer, Liliane Ferrarezi, Luciana Curtis, Mariana Weickert, Marcelle Bittar, Michelle Alves, Raica Oliveira, Raquel Zimmermann, Renata Maciel, Shirley Malmann, Solange Wilvert, Talytha Pugliese, e apresentando Luana Dachery.

Participação Especial
Lino Villaventura (estilista), André Passos (fotógrafo), Marcos Costa (beauty artist), Gui Paganini (fotógrafo), Daniel Ueda (stylist).
Duda Molinos (beauty designer), Bob Wolfenson (fotógrafo), Paulo Martinez (editor de moda), Anderson Baumgartner (Agência Way Models), Zeca de Abreu (Agência Way Models), Cyril Brulé (Agência Viva – França), Marylin Gautier (Agência Marilyn – França), Bethy Lagardère (ex-modelo), Giovanni Frasson (stylist), Paulo Borges (criador do SPFW), Rogério Finn (pai de Camila Finn), Maribel Bergossi (mãe de Isabeli Fontana), Tufi Duek (estilista), Décio Ribeiro (Agência Ford Models), Sabrina Muller (Agência Mega Models), Colin MacDowell (jornalista), Dider Grumbach (presidente da Federação Francesa de Costura), Peter Beard (fotógrafo), Costanza Pascolato (consultora de moda), Mario Testino (fotógrafo), André Leon Talley (jornalista), Amir Slama (estilista), Jean-Paul Gaultier (estilista), Tim Blanks (jornalista).

Roteiro e Montagem: Renata Terra
Fotografia: Richard Luiz, Dado Carlin e Eduardo Band.
Direção de Arte: Marcelo Siqueira e Robson Sartori
Direção Musical e Trilha Sonora: Layma Leyton, Max Blum e Iggor Cavalera
Consultoria Jornalística e de Estilo: Sergio Ribas
Produção de elenco: Augusto Mariotti
Produção e Assistente de Direção: Rodrigo de Arcângelo
Produção Executiva: Gustavo Bernhoeft, Ivan Melo e Tatiana Stefani Quintella.
Co-Produção: Midas Filmes e Teleimage

Produção: Luminosidade e Protótipo Filme
Realização: INMOD

Oi e Iguatemi Apresentam
Patrocínio: Minitério da Cultura e Governo Federal
Apoio: All América Latina Logística, CGR Guatapará, Local de Cinema e Televisão, Rubaiyat
Apoio Cultural: Oi Futuro

 

Comentários