A coprodução Brasil-Espanha Lope, que conta com Selton Mello e Sonia Braga no elenco principal, irá abrir o 7º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional. A abertura do evento acontece no dia 24 de março na Casa de Cultura Mario Quintana, na capital Porto Alegre. Na edição de 2011, filmes de todo o mundo vão desembarcar em Porto Alegre entre os dias 24 e 31 de março. Outras seis cidades do interior gaúcho também estão dentro das escolhidas para a mostra, uma das maiores do Rio Grande do Sul.

De Andrucha Waddington (Eu, Tu, Eles e Casa de Areia), Lope recebeu dois Prêmios Goya 2011, considerado o Oscar® do cinema espanhol. O filme foi premiado nas categorias melhor canção original, com o tema “Que el soneto nos tome por sorpresa”, do compositor uruguaio Jorge Drexler, e também como melhor figurino. 

Lope leva ao cinema a juventude do espanhol Lope de Vega, um dos maiores dramaturgos e poetas de todos os tempos, autor de obras como AmarílisLa Arcádia. Para interpretar Lope, o escolhido foi o ator argentino Alberto Ammann, vencedor do prêmio Goya por seu desempenho como protagonista de Celda 211, de Daniel Monzón. No elenco principal estão ainda as atrizes espanholas Pilar López de Ayala (Juana La LocaObaba), vencedora dos prêmios Goya e do Festival de San Sebástian, e Leonor Watling (Paris, Te AmoFale com ElaA Mi Madre le Gustan las Mujeres).

Lope tem distribuição nacional pela Warner Bros. Pictures, que também coproduz o filme, em parceria com a Conspiração Filmes, El Toro Pictures, Ikiru Films, Antena 3 Films, Telefónica e em associação com Teleimage, Intereconomica Corporación e Wild Bunch. 

A estreia de Lope no Rio Grande do Sul está prevista para 1º de abril.

Comentários