Mostra Internacional de Cinema na Cultura exibe, nesta sexta (28/1), o premiadíssimo longa A Rainha, com Helen Mirren no elenco e direção de Stephen Frears. O bate-papo inicial fica por conta do diretor de Cidade de Deus

 
Pegando carona no anúncio dos indicados ao Oscar 2011, a TV Cultura exibe nesta sexta-feira (28/1), na Mostra Internacional de Cinema na Cultura, o premiado A Rainha (2006), que rendeu a Helen Mirren o troféu da academia de Melhor Atriz em 2007 e a Stephen Frears a indicação de Melhor Diretor. Vai ao ar às 22h. Classificação indicativa: 16 anos.
 
O filme gira em torno da figura da rainha Elizabeth II (Helen Mirren). Incapaz de compreender a reação emocional dos britânicos após a notícia da morte da princesa Diana, Elizabeth se fecha com a família real dentro do Palácio Balmoral. Percebendo o risco dessa introspecção, Tony Blair (Michael Sheen), então recém primeiro-ministro britânico, vai atrás da rainha para sugerir medidas que a reaproxime da população. O longa tece um intrigante embate entre as velhas tradições imperiais com as opiniões modernas de um jovem líder político.
 
Para falar sobre a produção, que, além do Oscar, ganhou o BAFTA de Melhor Filme e Globo de Ouro de Melhor Atriz e de Melhor Roteiro, os apresentadores Leon Cakoff e Renata de Almeida recebem Fernando Meirelles, diretor de Domésticas, Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio sobre a cegueira.
 
Ficha Técnica
Gênero: drama biográfico
Título original: The Queen
Diretor: Stephen Frears
Ano: 2006
País de origem: Inglaterra / França / Itália
Duração: 103 minutos
Elenco: Helen Mirren, Michael Sheen, James Cromwell, Alex Jennings, Sylvia Syms
Colorido
Classificação indicativa: 16 anos

Comentários