De 27 de janeiro a 05 de fevereiro, o Rio de Janeiro recebe a sala de cinema itinerante Cine Tela Brasil que oferece ao público quatro sessões gratuitas de filmes nacionais por dia. As comunidades Batan e Cidade de Deus serão visitadas pela sala de cinema, que estará aberta de quinta a sábado, para sessões grátis.

 A vinda do projeto à cidade é patrocinada pelo Grupo CCR, um dos maiores grupos de concessões de infraestrutura da América Latina, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Segurança e Secretaria de Cultura, e tem apoio da UNICEF e do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento). O Grupo CCR atua no Estado por meio de suas concessionárias CCR Ponte, CCR NovaDutra e CCR ViaLagos. Além disso, inaugurou no ano passado seu primeiro escritório comercial na Cidade Maravilhosa. 

A programação de filmes foi escolhida especialmente para a estreia do Cine Tela Brasil no Rio de Janeiro. Serão exibidos: O Grilo Feliz e Os Insetos Gigantes, Pequenas Histórias, As Melhores Coisas do Mundo, O Menino da Porteira, Se Eu Fosse Você 2 e 5x Favela.

“Essas comunidades já foram retratadas em alguns filmes, mas muitos moradores nunca foram ao cinema. Chegou a hora dessa gente ir ao cinema. Precisamos levar cultura e diversão de qualidade para esses brasileiros”, afirmam Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi. 

Idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (realizadores dos filmes Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo), o Cine Tela Brasil conta com duas salas de cinema itinerante que levam cinema brasileiro gratuito para comunidades de baixa renda. Desde seu primeiro ano de estrada, em 2004, o projeto já percorreu 334 cidades onde foram realizadas mais de 4.000 sessões. A taxa de ocupação da sala é de 88%, a maior do Brasil. O projeto já levou cinema para mais de 780 mil espectadores, muitos deles viram cinema pela primeira vez. Setenta e três filmes nacionais já foram exibidos gratuitamente.

Além das sessões itinerantes, o Cine Tela Brasil propõe que o público passe de espectador a produtor. O projeto ainda realiza Oficinas de Audiovisual nas comunidades e disponibiliza o Portal Tela Brasil (www.telabrasil.com.br). O portal convida o internauta a participar de Oficinas Virtuais, nas quais percorre todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema. Oficinas de roteiro, produção, direção, fotografia, trilha sonora, montagem, pós-produção e até de exibição fazem parte do conteúdo disponível gratuitamente ao visitante do portal. A cada oficina, recomendação de bibliografia, de filmografia e ainda exercícios virtuais completam o aprendizado. 

Sobre o Grupo CCR: O Grupo CCR é um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da América Latina, empregando atualmente cerca de 10 mil colaboradores.. É responsável por 2.437 quilômetros de rodovias administrados por suas concessionárias nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O Grupo CCR também atua em negócios correlatos, tendo participação de 38,25% na STP e de 45% no capital social da Controlar. Além disso, está presente no segmento de transporte de passageiros com a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, por meio da Concessionária ViaQuatro, com participação de 58% no capital social da empresa. O Grupo CCR possui um consistente histórico de incentivo cultural, iniciado a partir de um amplo estudo realizado junto às cidades cortadas pelas rodovias do grupo e que teve por objetivo mapear os equipamentos culturais existentes. Dessa forma, a empresa busca atuar diretamente nas áreas de maior carência cultural, levando produções brasileiras de qualidade para todas as regiões de abrangência de suas concessionárias. Mais de 1 milhão de pessoas tiveram acesso às iniciativas patrocinadas pelo Grupo CCR, por meio de projetos de circo, cinema, teatro, dança, exposições e outras manifestações artísticas.

 

Cine Tela Brasil no Rio de Janeiro

BATAN

Datas: 27, 28, 29 de janeiro

Endereço: Rua São Dagoberto c/ Rua São Mena s/n – Realengo/ Batan

CIDADE DE DEUS

Datas: 03, 04 e 05 de fevereiro

Endereço: Rua Zózimo do Amaral, alt 275 (ao lado da Quadra do Jd. do Amanhã)

Ingressos: Grátis

Lugares: 225

Site: www.cinetelabrasil.com.br

Comentários