O documentário “Vida Sobre Rodas”, do diretor Daniel Baccaro, primeiro longa-metragem de skate feito no Brasil, estreia no dia 26 de novembro nos cinemas de todo o país.


O filme conta a trajetória das últimas décadas do skate no Brasil, seu vertiginoso crescimento e desenvolvimento técnico pela ótica de quem participou de toda essa revolução, através das histórias e manobras dos 4 maiores ídolos da atualidade neste esporte: Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias.

Depoimentos e imagens de skatistas, jornalistas e empresários formam um mosaico que retrata os obstáculos superados pelo skate, hoje o segundo esporte mais praticado no Brasil. No início dos anos 80, o cenário era desolador, faltavam pistas, equipamentos e apoio aos praticantes. Aos poucos, foram surgindo grupos de skatistas em São Paulo, ABC e interior. Em São Bernardo estava a pista mais famosa da época, enquanto Guaratinguetá abrigava o único campeonato nacional.

Emocionado, o skatista Lincoln Ueda afirma que o apoio de seu pai, assíduo frequentador das competições disputadas pelo filho, foi fundamental para seu desenvolvimento no esporte. Um depoimento pessoal, mas que retrata um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento do skate no Brasil, o fim do preconceito. Pais como o de Ueda deixaram de ver o “carrinho” como coisa de marginal ou desocupado e passaram a apoiar seus filhos encarando o skate profissionalmente.

Esse sucesso muito se deve ao que Sandro Dias, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Bob Burnquist fizeram pelo skate. Mais do que mudar o jeito de se praticar o esporte no país e no mundo, os quatro, assim como Digo Menezes, Mauro Mureta, Léo Kakinho, Sérgio Negão, Thronn, Jorge Kuge, entre muitos outros, mudaram a forma de como o skate é visto mundialmente

O resultado é um longa que tem sua narrativa construída em depoimentos emocionantes e imagens de arquivo de verdadeiros mitos do skate brasileiro e mundial.

Produção da Goma Filmes, co-produção da Miravista e distribuição da Buena Vista International.

ELENCO

BOB BURNQUIST

CRISTIANO MATEUS

LINCOLN UEDA

SANDRO DIAS

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

CHRISTIAN HOSOI

DANNY WAY

LANCE MOUNTAIN

MÁRCIO TAROBINHA

TONY HAWK

TONY MAGNUSSON

FICHA TÉCNICA

Diretor: Daniel Baccaro

Produtores: Daniel Baccaro, Guilherme Keller e Jean Paulo Lasmar

Produtor Executivo: Jean Paulo Lasmar

Produtores Associados: Alberto Lopes e Jamie Mosberg

Argumento: Daniel Baccaro

Roteiro: Guilherme Keller

Música Original: Daniel Ganjaman e Mauricio Takara

Pesquisa: Renato Barcellos

Direção de Produção: Márcio Leal

Fotografia: Pierre de Kerchove

Direção de Arte: Daniel Pommella e Mateus de Paula

Montagem: Willem Dias

Patrocínio Máster: Guaraná Antarctica

Patrocínio Cultural: Banco Bradesco e Oakley

Apoio Cultural: África, Estúdios Mega, Kodak, Lobo, Urgh e 89 FM

Co-Produção: Miravista

Distribuição: Buena Vista International

Produção: Goma Filmes

Duração: 110 minutos

Trailer oficial do filme: http://www.youtube.com/watch?v=RfhMR6SdhcI

Comentários