Jim Gianopulos e Tom Rothman, presidentes da Fox Filmed Entertainment, anunciaram ontem, em Los Angeles a produção dos próximos filmes de James Cameron, AVATAR 2 e AVATAR 3. Cameron, que sempre considerou AVATAR a criação de um mundo novo e de uma nova mitologia, começará a trabalhar nos roteiros no início de 2011, com planos de iniciar a produção no final do ano. Após finalizar os roteiros, Cameron decidirá se rodará os filmes simultaneamente.

Entretanto, o lançamento do primeiro, que ainda não tem título definido, está programado para dezembro de 2014, e o do terceiro, para dezembro de 2015. AVATAR 2 e 3 serão produzidos por Cameron e Jon Landau para a companhia produtora de Cameron, a Lightstorm Entertainment.

“AVATAR não é apenas o filme de maior bilheteria de todos os tempos, como também mostrou um universo baseado na imaginação singular e desafiadora de James Cameron, que conscientizou pessoas do mundo inteiro em relação às grandes questões que afetam nosso planeta”, declaram Rothman e Gianopulos. E acrescentam: “Não tínhamos prioridade maior, nem nada que nos trouxesse mais alegria do que proporcionar a Jim prosseguir com suas ideias para o mundo de AVATAR. Trata-se de um grande dia na história de nossa empresa, e agradecemos a Jim, Jon Landau, Rae Sanchini e a todos de sua equipe, bem como a todos os nossos colegas da Fox ao redor do mundo que tornaram isso possível”.

Para Cameron, esta é “uma oportunidade rara e notável para um cineasta construir um mundo de fantasia e vê-lo crescer, contando com os recursos e a parceria de uma empresa de mídia internacional”, declarou. AVATAR foi concebido como um épico de fantasia, um mundo que o público pode visitar por meio de todas as plataformas de mídia, e este momento marca o lançamento das fases seguintes desse mundo. “Com dois novos filmes sendo desenhados, minha produtora e eu estamos embarcando numa jornada épica com nossos parceiros da Twentieth Century Fox. Nosso objetivo é corresponder às expectativas do público internacional e até superá-las, no que diz respeito à riqueza visual e ao impacto narrativo de AVATAR”, assegura Cameron. “No segundo e no terceiro filmes, cada um com início, meio e fim, mas contribuindo para o desenvolvimento, a evolução da história como um todo, não vamos diminuir o ritmo das inovações visuais nem a intensidade emocional de AVATAR, e continuaremos a explorar seus temas e personagens, que tocaram os corações do público de todas as culturas do mundo. Não vejo a hora de voltar a Pandora, um mundo onde podemos deixar nossa imaginação correr solta”, disse.

“É empolgante voltar a trabalhar com nossos parceiros na Fox para dar ao público a oportunidade de voltar a Pandora”, diz o produtor Jon Landau. E completa: “No primeiro filme, Jim apenas beirou a superfície das histórias que deseja contar, dos seres e do mundo que quer criar. Agora vamos dar continuidade às suas ideias”.

AVATAR é o filme de maior bilheteria de todos os tempos, tendo faturado cerca de 2,8 bilhões de dólares ao redor do mundo. Também é o filme em Blu-ray mais vendido até hoje .AVATAR ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Diretor; foi indicado a nove categorias do Oscar, inclusive o de Melhor Filme e Melhor Diretor, levando as estatuetas de Direção de Arte, Efeitos Visuais e Fotografia.

Em AVATAR, Cameron conduz o público por um mundo espetacular que vai além da imaginação e não conhece limites; onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção e descoberta, culminando em uma batalha heróica para salvar a civilização.

AVATAR foi escrito por James Cameron a partir de uma ideia que cultivou por uma década, trabalhando no desenvolvimento da tecnologia necessária para concretizar um mundo inteiramente criado na imaginação. Trabalhando com Joe Letteri e sua equipe na WETA Digital, de Peter Jackson, Cameron criou uma inovadora experiência de imersão em 3D no cinema, em que a tecnologia revolucionária foi inventada para fazer o filme desaparecer em meio à emoção dos personagens e à natureza épica da história.

A parceria de Cameron com a Fox ocorre há 25 anos, sendo uma das alianças entre um realizador e um estúdio mais bem-sucedidas da história do cinema. Cameron e a Fox uniram forças pela primeira vez em 1985 para rodar Aliens, que se tornou um clássico da ficção científica. Em seguida, vieram O Segredo do Abismo, que revolucionou a tecnologia de efeitos visuais, e True Lies, arrasa-quarteirão estrelado por Arnold Schwarzenegger. Em 1996, a Fox deu o sinal verde para a realização de Titanic, que se tornou o filme de maior sucesso da História e bateu recordes ao vencer onze estatuetas no Oscar, entre elas a categoria Melhor Filme.

 

Comentários